Marcadores

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Web-jornalismo em cabo Verde: realidade ou utopia?
 

Fonte:Internet
O jornalismo online deve conter gráficos, animações, som e elementos interativos, contudo, não podemos incluir em uma versão impressa de um jornal o contrário do que acontece em Cabo Verde, ou seja, os jornalistas que trabalham matérias para o online pensam que o jornalismo online é simplesmente uma mera transferência do impresso para o online.
Talvez muitas pessoas que se dizem jornalistas não sabem que existem linguagem e escritas especificas para um jornalismo online.
O jornalismo online requer concisão e objetividade, em cabo verde os jornalistas usam poucas ou nenhum link, o que causa uma certa limitação ao leitor, sem falar em velocidade que é bastante reduzida e o que poderá estar na base dessa morosidade são as fotografias mal trabalhadas ou simplesmente não são trabalhadas, muitas vezes as manchetes não são claras, as fontes não são identificadas, por outras palavras os nossos jornais online são poucos convidativos.

Em cabo verde as matérias são atualizadas no mínimo de oito em oito dias, que é um absurdo tendo em conta outros países onde as matérias são atualizadas por hora. Será que em cabo verde só acontece algo por semana?
Acredito que mesmo vivendo numa sociedade onde a tecnologia está na base de tudo ou quase tudo existem ainda jornalistas com poucas habilidades para trabalharem com um computador, contudo estes deveriam fazer uma formação mais aprofundada em informática.
Para minimizar esses constrangimentos é necessário formar jornalistas que querem trabalhar para o online.


Assuntos Relacionados:
Primeiros passos para o futuro
 
 

2 comentários: