Marcadores

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Safende e os seus obstáculos


Safende é um bairro periférico da cidade da praia, um dos mais pobres bairro da zona norte que conta com uma população de cerca seis mil habitantes, na qual grande parte proveniente do interior e de outras zonas do pais. É de destacar também a existência de muitas famílias que vivem com com fracos recursos económicos, baixo nível de escolaridade, desemprego de longa duração e/ou trabalho de vínculo precário que afecta sobretudo a população jovem.

Neste contexto surgiu a associação amigos de safende em parceria com as instituições com o único objectivo de criar condições adequadas para apoiar as crianças, jovens,  família, invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistências ou capacidade para o trabalho, promovendo assim a integração social ou comunitária, a educação e a formação profissional, a promoção da convivência multicultural e o incentivo e desenvolvimento de capacidades de organização e autonomia de grupos da população.
Espaço aberto Safende é um centro de intervenção comunitária que visa contribuir para melhorar as condições de vida das crianças e dos jovens deste bairro.
Para as crianças o centro presta diferentes serviços ligados á educação e diversão.


Para os jovens o espaço aberto garante actividades de prevenção de conduta de risco, promove a inserção sócio-profissional e oferece actividades lúdicas saudáveis.



Entrevista com o coordenador do espaço aberto de Safende.
Jornalista-De onde veio essa ideia de criar esse espaço»?
Coordenador do espaço - surgiu de uma iniciativa da comunidade de Safende, nasceu a partir da revindicações de jovens da comunidade que não tinham um espaço para reunirem-se, organizarem-se, para passar o tempo livre e também e no bairro faltava espaço para praticar desportos e outras actividades. Esses jovens revindicaram durante um encontro onde também estava presente a direcção da associação Zé Moniz e essa associação acolheu as revindicações e apoiou esses jovens a terem um espaço para a pratica do basquete e logo seguir em 2008 foi alugada uma pequena casa no bairro para a abertura to de Safende.
Jornalista-Qual é a finalidade do espaço aberto?
Coordenador do espaço – A finalidade é ter um centro de intervenção comunitária que na articulação com a comunidade, possa promover, proporcionar maiores oportunidades para as crianças, jovens e tentando melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro.

Jornalista- Quem são os maiores beneficiários das actividades que vocês promovem?
Coordenador do espaço-O centro beneficia a comunidade em quatro vertentes, existe uma parte educativa, onde temos 100 crianças que apoiamos com jardins infantis, apoio escolar, alimentação, temos jovens dos 13 até aos 19 anos que também apoiamos, tem uma parte de apoio psicossocial, onde uma psicóloga e assistente social faz o serviço para a comunidade, famílias e as crianças beneficiadas, temos a parte de intervenção sócio-profissional, onde funciona várias formações em diferentes âmbitos, como por exemplo: a informática, artesanato, culinária, inglês e entre outros, têm uma outra vertente onde a comunidade pode usufruir do centro para praticar desportos como judo, karaté, box, dança hip-hop, temos uma mediateca, uma plasma, onde as pessoas podem ver filmes, nós apoiamos sempre a comunidade quando fazem alguma actividade na rua como torneio e qualquer actividade recreativa.

Jornalista -Vocês tem o apoio do governo?

O apoio do governo que temos são duas professoras que são cedidas pelo ministério da educação. Uma é da sala de apoio escolar a outra destacada pela associação Zé Moniz, temos uma ajuda nos géneros alimentício da ficasse envolvendo o ministério da educação para a alimentação das crianças, não beneficia na totalidade mas contribui para essas crianças terem uma alimentação diária.

Jornalista- Os moradores do bairro sabem aproveitar este centro?
Coordenador do espaço - Claramente que os jovens e as comunidades, sabem aproveitar o centro, aliás chegam pessoas superiores a da capacidade do centro, de certeza que as pessoas despertam pelo desempenho do centro e como não conseguimos dar respostas a toda a comunidade fazemos selecção e tem pessoas que não ficam satisfeitos quando não são selecionados.

Jornalista- As pessoas que tem melhores condições de vida contribuem ou apoiam o espaço aberto?
Coordenador do Espaço- Em algumas situações sim, tem voluntários que terminam os estudos e fazem os estágios aqui, deste modo transmite conhecimentos para pessoas que não tiveram essa oportunidade, temos alguns moradores que apadrinham as crianças do jardim como uma forma de apoiar financeiramente a criança de um vizinho.
Jornalista-Alguns messes atrás passaram na comunicação social que o espaço estava a passar por dificuldades, que dificuldades são essas?
Coordenador do espaço-As dificuldades maiores que temos até agora, são as dificuldades financeiras, já terminou prazo do nosso principal financiamento que é do Zé Moniz, o projecto funciona por fases, ou seja o financiamento a termo certo. Temos o micro-financiamento até junho e é muito reduzido, poderia ser maior mas devido a crise internacional foi reduzido, estas dificuldades vem desde o mês de Maio.
Jornalista - Estas dificuldades podem fazer com que o espaço feche? Coordenador do espaço- Fechar não, porque não é fácil um centro fechar, de toda a maneira é um centro que funciona também com os voluntariados, acredito que o centro provavelmente reduzirá alguns serviços que presta a comunidade. Portanto o centro pode não beneficiar as 200 pessoas que diariamente beneficia, não ter um jardim, não dar a alimentação, conforme o dinheiro que conseguirmos iremos activar ou não o serviço.
Jornalista- A sociedade reconhecem o vosso trabalho?
Coordenador do espaço-As pessoas com quem eu falo dizem que é um trabalho bonito, parabenizam o trabalho e dizem que este centro deveria ser criado em outros bairros, ganhamos um premio em Dezembro de 2011 da comissão nacional dos direitos humanos.
Jornalista-Quais são os projectos do espaço aberto para o futuro? Coordenador do espaço-Os projeto são muitos, um dos é de continuar aquilo que estamos a fazer, queremos muito ter uma abordagem á família, melhorar as condições de vida das famílias, dar formações para as mães a fim de serem capacitadas para terem um trabalho digno.
  Jornalista- Já pensaram abrir mais espaço em outro bairro? Coordenador do espaço- Nunca recusamos essa oportunidade, mas precisamos de mais financiamento, este projecto vai ser trabalhada.
Visto que a situação dessa população é agravante e preocupante, a associação amigos de Safende pede apoios e solidariedade de todos, para que a população de Safende tenha uma vida digna e que a paz reine nessa zona.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário